Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Adsense Técnicas de Otimização de Anúncios

Encontrei um artigo muito interessante sobre o Google Adsense do blog Mr-Bin. Entrei em contato com o Lucas Vegi e ele prontamente me autorizou a reproduzí-la aqui no Dicas Plugins tal como escrito no Mr. Bin.

O artigo é enorme mas vale a pena ler.

 



 

Google Adsense: Técnicas de Otimização de Anúncios

 

Levando em consideração alguns emails recebidos por mim de pessoas que não tiveram a oportunidade e assistir nenhum dos mini-cursos que ministrei a respeito de planos de afiliados com enfoque no Google Adsense e técnicas para otimização de renda dos mesmos, estou hoje fazendo a postagem desse artigo que nada mais é que um resumo da idéia principal dos mini-cursos que com certeza irá ajudar muito quem estiver buscando informações a respeito e estiver interessado no assunto.

 

Principais técnicas de otimização dos anúncios

A principal fonte de renda atual do Google vem das publicidades, por isso o investimento em pesquisa nessa área é intenso na empresa, principalmente as pesquisas em IHC (Interação Humano Computador).

 

Com base nessas pesquisas em IHC, foram identificadas técnicas a serem utilizadas com relação às cores, posicionamento e formato dos anúncios, além da utilização de critérios e formas para aumentar o inventário de anunciantes. Vejamos a seguir.


Cores dos anúncios
As cores mais indicadas para serem utilizadas nos anúncios, são as cores do layout do seu site, fazendo com que os anúncios fiquem “integrados” no seu layout. Se seu site tem o fundo branco e os links vermelhos, então coloque o fundo e a borda dos anúncios em branco e a cor dos links dos anúncios idêntica a do seu site.

Exemplo de anúncios integrados ao layout:


Com os anúncios integrados ao layout do site, fica muito mais fácil dos visitantes olharem para eles, até por pensarem ser conteúdo e assim quebrar o preconceito de achar que todos os anúncios não são interessantes. Porém, nunca incentive seus usuários a clicarem nos anúncios fingindo que eles são conteúdo do seu site, pois isso pode gerar certa insatisfação nele e acarretar na não volta dele ao site.

 

Com os usuários olhando para seus anúncios, já é um grande passo para você receber cliques, pois como o Google AdSense faz contextualização automática, muito provavelmente os anúncios apresentados serão relevantes ao conteúdo que o usuário está vendo no site e portanto pode atrair seu interesse em clicar e obter maiores detalhes.

 

Com o tempo, a taxa de cliques nos anúncios pode cair, principalmente se seu site possui visitantes fiéis, pois como seus anúncios são sempre da mesma cor, os usuários podem acostumar com o seu layout e assim passarem a nem olhar mais para os anúncios com o tempo. Para solucionar isso, uma opção é periodicamente utilizar a rotação de cores.

A rotação de cores faz com que seus anúncios não tenham uma cor fixa, a cada vez o site é carregado, os anúncios aparecem numa combinação de cor nova. Isso faz com que os usuários não acostumem com o seu layout, porém deve ser usado somente em situações extremas, pois como os anúncios irão aparecer em cores que muitas vezes não tem muito a ver com o layout do site, o efeito da utilização da rotação de cores pode ser negativo para algumas situações.
Para utilizar a rotação de cores, selecione a opção “Use múltiplas paletas”. Veja o exemplo logo a seguir:

Posicionamento dos anúncios
O posicionamento dos anúncios é outro fator muito importante para a otimização, pois se os anúncios forem colocados em locais onde o usuário não tem costume de olhar e ler, dificilmente obterão sucesso.
Imagine seu site como uma loja e o local onde você colocará os anúncios como a vitrine da sua loja. Pois bem, a “vitrine” do seu site são os locais de maior índice de visualização.

 

Segundo o Google, os usuários visualizam os sites em um campo de visão parecido com a letra “F”, portanto esses locais são ideais para os anúncios aparecerem, pois os usuários estarão vendo os anúncios, e isso é muito importante.

Exemplo de campos de visão médio dos usuários:

As partes em vermelho são os locais que os usuários mais olham em média, portanto são a vitrine do seu site.
Outros locais interessantes para a colocação de anúncios são na barra de navegação e entre os artigos do site, pois são locais que agregam valores para o usuário.

 

Na barra de navegação, caso o usuário tiver procurando por algo, ele pode não encontrar, mas caso ele se interessar pelos anúncios, é uma forma desse usuário sair do seu site gerando renda, ao contrário do que ele faria se ali não tivessem anúncios e ele não tivesse encontrado o que procurava.

Já entre os artigos, o usuário ao terminar de ler o artigo, pode ver nos anúncios algo que complemente sua leitura e assim acabar clicando e saindo do seu site gerando renda novamente.
Existem locais onde deve ser evitada a colocação dos anúncios, como por exemplo, ao lado do logotipo da página, fora do layout e no rodapé.

 

Ao lado do logotipo é um local até comum de se ver pela internet inclusive em sites grandes e famosos, porém é um péssimo local, pois mesmo ele sendo um campo muito visualizado, os anúncios que aparecem lá ainda não têm nenhuma relevância para o usuário, levando em consideração que ele acaba de entrar no seu site, vai ver os anúncios, mas ainda nem leu seu conteúdo e por conta disso é mais difícil que ele se interesse em clicar, mesmo vendo o anúncio.

No rodapé é ainda menos provável do usuário olhar, pois é o local mais fora do campo de visualização média dos usuários. Dificilmente um usuário irá rolar toda barra de rolagem até chegar ao rodapé do seu site, e caso chegar lá, provavelmente já estará enjoado, querendo visitar novos locais e nem olhará para o anúncio.

 

Anúncios fora do layout acontecem muito em sites de beneficiários mal informados. Como veremos no próximo tópico do artigo, existem alguns formatos de anúncios que geralmente alcançam índices maiores de cliques e sucesso, porém alguns beneficiários influenciados por essa questão e por falta de espaço no layout acabam colocando anúncios de melhores formatos em locais errados. Porém na falta de espaço no layout, é muito melhor colocar anúncios em formatos menores em locais corretos, do que anúncios em formatos de maiores sucesso em locais que os usuários não irão olhar.

 
Formato dos anúncios
Quanto mais largos forem os formatos dos anúncios, maior é a tendência de sucesso do mesmo, pois eles fornecem maior espaço para os anunciantes, conseguem apresentar uma maior quantidade de anúncios em um único bloco, apresentam anúncios mais fáceis de ler e como conseqüências atraem uma maior quantidade de anunciantes de qualidade.

 

Os formatos de anúncios mais largos possuem os maiores inventários de mídias, ou seja, possuem mais anúncios de texto, imagem e vídeo, além dos maiores anunciantes do AdSense e que geralmente pagam mais por clique utilizarem eles para suas campanhas.
Os 3 formatos de maiores sucessos segundo o Google, são o retângulo médio(300x250), o retângulo grande(336x280) e o arranha-céu largo(160x600).

Exemplo dos 3 melhores formatos:

Sempre que possível, tente utilizar esses formatos de anúncios nos seus sites, pois o leilão dos anunciantes será mais concorrido e conseqüentemente as chances de aparecerem anúncios com maiores CPCs e eCPMs no seu site são melhores, e assim você ganhará mais.

 

Mas como eu disse anteriormente, é muito melhor utilizar um formato de anúncio que não seja tão bom, mas em uma posição correta, do que um bom formato em uma posição errada, portanto use o bom senso.

O que é CPC e eCPM?
CPC é uma unidade de medida que o Google mantém sigilo, é a medida de quanto cada anunciante está pagando por clique no seu site.
eCPM é uma medida que o Google deixa visível nos relatórios, ela indica o potencial de renda de cada anunciante a cada 1000 impressões de anúncios.

O leilão de anunciantes corre em tempo real, portanto a cada visualização do seu site, estarão aparecendo os anunciantes que no momento estão com as maiores médias de CPC e eCPM e querem anunciar no seu site. A prioridade de aparecer nas partes mais altas do site é dos anunciantes que tem as maiores médias.


Aumento do inventário de anunciantes
Seu inventário de anunciantes é composto pelos anunciantes que estão concorrendo do leilão do seu site, portanto é sempre interessante ter um inventário grande, pois quanto maior for o número de concorrentes no leilão, maiores são as chances de seu site ter anúncios de melhor qualidade e que pagam mais. Para aumentar o inventário de anunciantes devemos seguir 5 passos básicos.

 

O primeiro deles é o de manter limpo o filtro de anúncios concorrentes, pois ao filtrar um anúncio que poderia vir a aparecer no seu site, conseqüentemente você estará diminuindo o seu inventário e tornando seu leilão menos concorrido, pois o anunciante filtrado poderia ser talvez o que pagaria mais e teria maior potencial de renda do seu leilão.

O segundo passo é o de aceitar anúncios de texto e imagem, pois assim você terá em seu leilão uma gama de possibilidades maior aumentando assim a competitividade do leilão.

 

O terceiro passo é ter um site com conteúdo de qualidade e de preferência exclusivo, pois os anunciantes não gostam de associar suas marcas a conteúdos ruins ou plágios.

O quarto passo é a utilização de palavras-chaves nos textos, porém sem exagerar, pois quando o texto possui palavras-chaves, fica mais fácil dos algoritmos de contextualização automática do Google direcionar anúncios mais relevantes vindos do seu leilão e como conseqüência aumenta a chance de você ser clicado.

O quinto e ultimo passo é algo que já vimos anteriormente, que é a utilização de formatos de blocos de anúncios largos sempre que possível.


Utilização de critérios
Como vimos nos tópicos anteriores, é sempre bom fazer uma boa cobertura com anúncios nas partes mais visualizadas dos sites para obtermos maiores chances de recebimento de cliques, porém muitas pessoas acham que quanto mais anúncios colocarem no site, maior é a chance de ganhar dinheiro e nem sempre é assim.

 

Pode acontecer de sites com menos anúncios gerarem mais rendas que alguns que tem mais anúncios pelo fato de fazerem o controle de número de cliques e quanto de renda que cada bloco gera através dos critérios.

Existe a possibilidade de você estar recebendo mais cliques nos blocos de anúncios que lhe pagam menos e a partir dos relatórios dos critérios você poderá resolver isso da forma mais adequada.

Exemplo de caso que os critérios ajudam:

Esse site do exemplo possui eCPM e CPC altos no bloco ao lado do cabeçalho (que é uma posição não indicada para a colocação de anúncios, mas como é a parte mais alta do site, possui os anunciantes que pagam mais) porém possui um baixo CTR*, ou seja, é um bloco pouco clicado porém tem os anunciantes que pagam mais, já o bloco localizado depois do artigo, possui eCPM e CPC baixos por não ser uma posição de privilégio em relação ao topo da página, porém possui um CRT* alto, ou seja, é um bloco de anúncios que paga pouco mas recebe muitos cliques.

 

O ideal para a otimização seria tentar fazer com que o bloco de anúncio que paga mais, fosse também o que recebesse mais cliques, e nessa situação se cada bloco de anúncio utilizar um critério diferente associado durante a criação do bloco, pelos relatórios avançados do AdSense, é possível saber qual bloco esta gerando mais renda e qual recebe mais clique e partir daí você tira as conclusões específicas para o seu site.

A solução ideal para a situação vista no exemplo, seria a retirada do bloco de anúncios localizado ao lado do logotipo, pois automaticamente só restaria um na página, que é o que está localizado abaixo do artigo. Mesmo ele estando localizado numa parte mais baixa do site, naquela situação ele está na parte mais alta do site que tem anúncios e, portanto recebe o privilégio de apresentar os anunciantes que pagam mais naquele momento e como ele já tem taxa de cliques alta, ele vai continuar recebendo muitos cliques, porém em anúncios que pagam mais, otimizando assim a renda mesmo utilizando menos anúncios.
*CTR é a unidade de medida usada para saber a média de clique que o anuncio recebe em relação ao numero de vezes que ele foi exibido.


Conclusão
A partir dessas técnicas apresentadas no artigo, conciliadas com um layout agradável para leitura e utilizando técnicas de SEO, as chances de maximização da renda gerada pelos anúncios no seu site aumentam de forma exponencial. Vale a pena implementar.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bom esse artigo sobre o Adsense. Valeu por ter nos dado mais essa dica.

Angelo Gon disse...

Legal o seu blog!

Gostei e já vou te mandar um trackback ! Posso?


O meu blog está em construção ainda, mas já posso começar a postar em alguns dias, só aguardo uma permissão sua ;)

Abraços

Willian Coutinho disse...

Claro que pode amigo. Manda aí. Valeu.

clique documental disse...

minha dúvida é a seguinte: sou associada ao adsense, porém o meu blog recusa postar anúncios ...
o que eu faço?

Gostaria de postar anúncios entre posts e tal, mas, sempre aparece a frase: "conta do desenvolvedor para que este possa invocar operações na conta do editor."... o que significa?

Se souber, favor me avisar.

Desde já, obrigada.

Abraços

Postar um comentário

Envie um comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates