Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Campus Party - Controle de PC usando só as mãos

É realmente uma pena eu não poder ter ido no Campus Party 2009 que aconteceu nesta semana, mas acompanhei algumas amostras na internet e essa é, sem dúvida, a que mais gostei. Tomara que essa tecnologia avance bem rápido para podermos estar utilizando-a o mais breve possível.

Uma tecnologia tão simples quanto revolucionária foi apresentada na noite deste sábado na Campus Party Brasil. Imagine poder controlar o computador usando apenas as mãos, sem precisar de mouse, touchpad ou teclado. Sem sequer tocar a tela. É esta a criação de dois jovens campuseiros que, apesar de desenvolverem um trabalho parecido há algum tempo, só se conheceram durante o evento. Felipe Farinon, 17 anos, e Jean Karpinski, 24, compartilharam suas idéias e, em quatro dias, a nova tecnologia virou realidade.


O que foi criado aqui vocês nunca viram antes, é algo que vai realmente permitir abandonar teclado e mouse", anunciou Kapinski, advogado e ativista do software livre e programador nas horas vagas. A explicação de Felipe foi simples: "Desde que vi Minority Report quis fazer algo parecido. É um sonho nerd. Então programei um software de interação com o computador", disse.

Utilizando o controle do Wii como sensor infra-vermelho para captar os leds colocados em seus dedos, conectado ao notebook via Bluetooth, Felipe comanda o micro sem encostar nele. "Como o Windows não aceita mais de um ponteiro, tentei entender como o programa grava estes dados mas não consegui, então criei um layer sobre o programa, que posso controlar colocando quantos ponteiros quiser", explicou. Na demonstração, Felipe utilizou um pendrive Bluetooth, já que o notebook PC que estava usando não tinha esse recurso.

A tecnologia, que permite inúmeras aplicações, foi criada a um custo muito baixo: cerca de R$ 10 segundo Felipe, gastos com velcro, pilhas e leds. De acordo com Roberto Andrade, diretor de comunicação da Campus Party, já há empresas interessadas em investir na criação.

"É claro que ainda há alguns bugs", disse Felipe. "Mas com investimento, é uma questão de tempo para que eles sejam consertados."

Como próximo passo, Felipe, que programa desde os 14 anos e tem o C++ como linguagem preferida, quer agora utilizar Linux. "O futuro é livre", disse, recebendo pela segunda vez na apresentação os aplausos da platéia.

Telão mostra jogo que Felipe utilizou apenas os dedos para jogar

Fonte: Terra - Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário

Envie um comentário!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates