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Tecnologia: O Marketing Cria Necessidades?

Autor: Willian Coutinho
       O marketing cria necessidades? Antes de responder a essa pergunta é necessário frisarmos algumas definições. Segundo o consultor de marketing Carlos Aberto Faria, o marketing não cria necessidades e sim, explora os desejos do ser humano. As necessidades são aquilo que as pessoas realmente precisam como comida, bebida, sono e moradia, são as que Maslow definiu como necessidades higiênicas e de segurança. Os desejos, por outro lado é tudo aquilo que o ser humano quer que ofereça a ele uma condição de status na sociedade ou auto-estima, mas que não são necessários por natureza.
       Uma pergunta simples: você precisa de celular? Em muitas discussões, alguns defenderiam que o celular é dispensável para o ser humano. Claro, provavelmente você sobreviveria sem ele. Entretanto, sua utilização hoje em dia é indiscutível. Segundo a Anatel, o Brasil tem hoje cerca de 179,1 milhões de celulares e uma densidade de 93 aparelhos para cada 100 habitantes. Em 1990 existiam no país apenas 667 aparelhos celulares. Seria essa evolução explosiva mérito total do marketing? Talvez.
       Na década de 90 o celular era algo mais ou menos como é hoje o IPad, da Apple. Afinal, você precisa de um IPad? Mas ele nem tem entrada para USB. Hoje o IPad é apenas um desejo, mas o celular se tornou uma necessidade. Você provavelmente não conhece alguém que não tem ou nunca teve um celular. E onde o marketing aparece nessa história? A função do marketing é conquistar e manter clientes, descobrir as necessidades dos clientes para poder atendê-las. E para isso, algumas vezes o marketing cria essas necessidades e desejos. Atualmente, você não pode dizer ao seu chefe que não conseguiu falar com o cliente; o fato de você não conseguir contatar alguém não é mais desculpa, mas sim, sinônimo de incompetência.
       Não sei você, mas até hoje quando ligo a TV, sempre vejo uma propaganda de uma operadora telefônica. Elas não divulgam o aparelho em si, mas sim meios de utilizá-lo; em outras palavras se você deseja aquela promoção, tem que ter um celular. Em parceria com a evolução dos meios de comunicação o marketing criou a necessidade do celular. E se não fosse assim, a tecnologia moderna talvez não existisse. Se o produto vende logo as empresas possuem capital para melhorar a tecnologia desses aparelhos. É um ciclo de feedback contínuo.
       Respondendo a pergunta inicial, o marketing cria sim, necessidades.

Bibliografia:
  1. FARIA, Carlos Alberto De Faria. O Marketing Cria Necessidades? Disponível em: http://www.merkatus.com.br/10_boletim/18.htm. Acesso em: 20/04/2010.
  2. SIQUEIRA, Ito. O Marketing Cria Necessidades? Disponível em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/dowcontador?openagent&unid=5777d69ace05d2d003256fc7003f406a. Acesso em: 20/04/2010.
  3. Estatísticas De Celulares No Brasil. Disponível em: http://www.teleco.com.br/ncel.asp. Acesso em: 20/04/2010.
  4. Evolução Anual Do Número De Terminais Celulares. Disponível em: http://www.teleco.com.br/ncel_hist.asp. Acesso em: 20/04/2010.

1 comentários:

Sergey disse...

Interesting and useful article. Thank's.

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